2 veís 1 articulações, tem como alvo propagar as mais diversas experimentações da arte contemporânea.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Sketches Urbanos com Marcelo Bresciani

O amigo paulista Marcelo Bresciani, enviou um Sketch Urbano, com o passo a passo do seu trabalho artístico. Todo dia 20 do mês, vai ser postado os "Sketches Urbanos com Marcelo Bresciani", uma parceria do artista com o 2 veís 1 articulações.

A obra escolhida por ele em questão foi a "Estação da Luz".

Estação da Luz

A criação de um trabalho artístico ocorre em quatro fases distintas que envole o artista e o deixa preso em seu estúdio por horas sem perceber nem cansar. Quem de nós nunca varou uma madrugada buscando uma forma ou finalizando um belo trabalho?

O estudo é fundamental para a boa excussão de qualquer trabalho. Um engenheiro civil faz uma planta antes de iniciar uma casa, o orador faz um estudo preliminar antes de ir ao palanque e o ator ensaia a peça antes de abrir as cortinas. Todos estes aprenderam que o improviso raramente cria a obra prima, mas em algumas situações específicas o improviso quebra uma situação que seria óbvia.

Listando as fases da criação de uma obra de arte, temos as seguintes etapas:

· Apaixonando pelo tema
· Estudos no local e em estúdio
· Desenvolvimento do trabalho
· Finalização

Estar apaixonado por um tema é fundamental para o bom resultado. Não é produtivo fazer sem gostar e se você trabalhar em algo que não gosta é provavél que não conseguirá aproveitar ao máximo a sua técnica. A paixão cria um estado mental no artista que impulsiona a criação, as ideias fluêm e a técnica se torna intuitiva.

Para os meus estudos eu utilizo um sketchbook, que é prático, portatil e cabe em qualquer lugar. Desenho no local, observando a cena sem intervir, registro tudo o que vejo. Depois levo estes estudos para o estúdio. Ai inicia a fase mais solitária, feitas nas madrugadas com uma boa chicará de chá ou café.

No estudio, durante o desenvolvimento seguimos um ritual de etapas, cada uma sucessiva a outra, listadas abaixo em seis passos. São eles:

· Imprimatura da tela, aplicando uma camada preparatória de primer acrílico ou um tom base aguado.
· Aplique o cor base do tema. Isso é muito importante para a semelhança de tons.
· Risco dos traços básicos para referência, para você não se perder na pintura. Pode ser feito com uma cor semelhante ao fundo ou carvão vegetal.
· Primeiras camadas. Em acrilico geralmente são mais aguadas. Aqui também são delineadas e pintadas as sombras.
· Camadas intermediarias. Pode ser uma sobreposição de camadas aguadas ou então criando uma camada cada vez mais espessa.
· Camadas de finalização, aqui aplicamos todos os brilhos e aqueles detalhes que fazem a obra saltar a vista.

Estes são o meu passo a passo para a pintura deste quadro, da estação da luz. Feito em um painel de cinqüenta centímetros.



Blog: http://marcelobresciani.blogspot.com/
Acesse: http://www.marcelo.bresciani.nom.br
Texto: Marcelo Bresciani

English Version


The friend Paulo Marcelo Bresciani, sent an Urban Sketch, with step by step of your artwork. Every 20th of the month, will be posted on the "Urban Sketches with Marcelo Bresciani, a partnership between the artist and the first two joints tion.


The work chosen by him in question was the "Season of Light".

The creation of an artistic work occurs in four distinct phases which involve the artist and leaves stuck in his studio for hours without realizing it or get tired. Who among us has not pierced one night searching for a shape or finishing a fine job?

The study is critical to good excursion of any work. A civil engineer make a plan before starting a house, the speaker makes a preliminary study before going to the podium and actor rehearses the play before opening the curtains. All these learned that improvisation rarely creates a masterpiece, but in some specific situations the impromptu break a situation that would be obvious.

Listing the stages of creating a work of art, we have the following steps:


Falling · by theme
· Studies on site and studio
• Development of work
· Finalization

Being passionate about a topic is crucial for good outcome. It's not productive and do not like if you work on something that does not like is probably what you can not make the most of his technique. Passion creates a mental state in the artist that drives the creation, the ideas flow and the technique becomes intuitive.

For my studies I use a sketchbook, which is practical, portable and fits anywhere. Drawing on the spot, observing the scene without intervening, recording everything they see. Then take these studies into the studio. Ai phase begins loneliest, made in the early morning with a good cup of tea or coffee.

In the studio, during development followed a ritual of steps, each one succeeding another, in six steps listed below. They are:

· Imprimatur of the screen, applying a preparatory layer of acrylic primer or a base tone watery.
· Apply the base color of the theme. This is very important for the similarity of tones.
· Risk of basic features for reference, so you do not get lost in painting. It can be done with a color similar to background or charcoal.
• First layers. Acrylic usually are more watery. Here are also outlined and painted shadows.
· Layers intermediate. It may be a watery or overlapping layers thus creating increasingly thick layer.
· Layers of completion, here we apply all those highlights and details that make the jump to view the work.

2 comentários:

  1. Poderiamos fazer disso um exercício coletivo...

    ResponderExcluir
  2. fala prot,
    blz !!!
    em breve vou mostrar o projeto de skecth que tenho para nós !!

    abraço,
    saulo dias

    ResponderExcluir