2 veís 1 articulações, tem como alvo propagar as mais diversas experimentações da arte contemporânea.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Seminários Internacionais Museu Vale - 2º dia


Segundo dia do evento 04 de março, contou com a programação:

Second day of 04 March, had the schedule:

MINI-CURSO - das 16h às 18h
Como Superar uma crise?
Palestrantes: Roberto Machado (Professor titular de filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro)

MINI-COURSE - from 16h to 18h
Overcoming a crisis?
Speakers: Roberto Machado (Professor of Philosophy at the Federal University of Rio de Janeiro)


Roberto Machado
Deleuze e a crise do cinema clássico


A filosofia de Deleuze cria seus conceitos não só a partir de outras filosofias, mas também de pensamentos não filosóficos ou não conceituais: científicos, literários, artísticos. Ao pensar o cinema, ele o define pela criação de imagens, estabelecendo seus dois grandes tipos: a imagem-movimento e a imagem-tempo, a primeira caracterizando o cinema clássico; a segunda, o cinema moderno. O objetivo da palestra é mostrar a passagem do cinema clássico para o cinema moderno, como sendo a substituição de um cinema de ação, em crise no pós-guerra, por um cinema de visão, que liberta a percepção da ação, tornando possível pensar o tempo e a diferença.

Roberto Machado
Deleuze and the crisis of classical cinema


Deleuze's philosophy creates its concepts not only from other philosophies, but also the philosophical thoughts or not conceptual: scientific, literary or artistic. In thinking about the cinema, he defines the imaging and established its two main types: the image-motion and image-time, the first featuring the classic movie, the second modern cinema. The aim of the lecture is to show the passage of the classic movie for the modern cinema, as the replacement of a cinema of action in crisis in postwar cinema by a vision, which releases the perception of action, making it possible to think and the time difference.

MESA 1 - das 19h às 22h
Palestrantes: Iole de Freitas (Artista plástica) e Marcio Doctors (Curador da Fundação Eva Klabin e do Espaço de Instalações do Museu do Açude).

TABLE 1 - from 19h to 22h
Panelists: Iole de Freitas (Visual artist) and Marcio Doctors (Curator of Eva Klabin Foundation and Space Museum facilities Dam).


Iole de Freitas

Através de uma série de desenhos e esboços de meus projetos para grandes instalações como as da Documenta de Kassel (2007), Fundação Iberê Camargo (2008), Casa França-Brasil (2009), CRISE é entendida como a sequência de desafios com os quais o processo criativo se depara ao realizar uma obra. Enfrentados, tornam-se instigantes provocações que impulsionam a linguagem, instalando rupturas e inovações sensíveis e inesperadas. Ameaçadora seria somente a CRISE que advém do TEMOR da potência e da dinâmica do próprio trabalho. Esta crise congela, limita e abafa a força do pensamento plástico. É capaz mesmo de o destruir.

Iole de Freitas

Through a series of drawings and sketches of my projects for major facilities such as Documenta in Kassel (2007), Iberê Campbell (2008), France-Brazil (2009), CRISIS is understood as the result of challenges that the creative process encounters while performing a work. Faced, become challenging provocations that drive the language, installing breaks and significant innovations and unexpected. Threatening would only CRISIS FEAR that comes with the power and dynamics of the work itself. This crisis freezes, limits and stifles the power of thought plastic. It can even destroy it.

Marcio Doctors
Dissonâncias e novas utopias


Uma análise do momento atual da arte, procurando demonstrar que, ao contrário do que se imagina, não estamos atravessando uma crise, mas um momento extremamente profícuo, que se caracteriza pela busca da arte em se relacionar com os mecanismos da realidade a partir de uma experiência radical de liberdade, como fundamento e não como escolha. A crise que vivemos é uma crise na estrutura da sociedade, incapaz de lidar com o indeterminado e a liberdade, e a arte é o mecanismo capaz de detectar, através da espiritualidade que lhe é intrínseca, a falta de espiritualidade do mundo contemporâneo.

Marcio Doctors
Dissonance and new utopias

An analysis of the present moment of art, seeking to show that, contrary to what we imagine, we are going through a crisis, but a very fruitful time, which is characterized by the pursuit of art to relate to the mechanisms of reality from a radical experience of freedom as the foundation rather than choice. The immediate crisis is a crisis in the structure of society, unable to cope with an unlimited freedom, and art is the mechanism to detect, through spirituality is intrinsic to it, the lack of spirituality of the contemporary world.

Hoje dia 05 de março, em decorrência das fortes chuvas não compareci ao evento, pela dificuldade de locomoção.

Today on 05 March, due to the heavy rains did not attend the event, the difficulty of locomotion.

Nenhum comentário:

Postar um comentário